AÇÃO COMUNITÁRIA, PREPARANDO PESSOAS PARA VIDA

Formação contínua e integrada em educação, cultura e cidadania são os pilares que sustentam as atividades sociais da Instituição há mais de 40 anos

Preparar pessoas para a vida por meio da educação, cultura e cidadania. Essa é a missão da Ação Comunitária, organização não governamental, que há 42 anos contribui para a formação de crianças e jovens moradores de bairros de alta vulnerabilidade social da Zona Sul de São Paulo..

A Instituição realiza desde 1967 um expressivo trabalho de inclusão social na região onde se concentra 49% das favelas paulistanas, com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Região que abrange os bairros do Campo Limpo, Capela do Socorro, M´Boi Mirim e Cidade Ademar, além dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu Guaçu.

Em parceria com lideranças de organizações comunitárias, e o apoio de organizações privadas e públicas, a Ação Comunitária desenvolve programas socioeducacionais de formação continuada para o universo infanto-juvenil. São eles: Primeiras Letras (de educação infantil para crianças de 2 a 5 anos); o Crê-Ser (educação complementar para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos) e o Preparação para o Trabalho (capacitação profissional para jovens de 15 a 21 anos).

Atualmente, a rede de trabalho da Ação Comunitária compreende 42 associações de bairro conveniadas, 300 líderes empresariais e 52 empresas parceiras, já tendo beneficiado 120 mil pessoas em 4 décadas. Em 2008 a Instituição totalizou 6.300 atendimentos.

Outros dois relevantes programas são oferecidos pela organização: o Desenvolvimento de Lideranças Comunitárias e a Formação Continuada dos Educadores Sociais. Dirigidos as lideranças comunitárias, o primeiro tem como objetivo o trabalho pedagógico dos programas da Organização, para a promoção da melhoria da qualidade de vida nestas comunidades. A avaliação dos impactos sociais é feita pelo Sistema de Avaliação de Mudanças e Impactos Sociais (SAMIS) – Tecnologia social pioneira, desenvolvida pela pesquisadora Maria Cecília Roxo, da FIA (Fundação Instituto de Administração) em conjunto com a equipe pedagogia da Ação Comunitária.

A Instituição possui também o Núcleo de Cultura e Lazer que desenvolve atividades culturais como dança, música, teatro, capoeira, além de visitas monitoradas em museus e casas de espetáculos para proporcionar as crianças e jovens novas e ricas experiências culturais, além de momentos de lazer e entretenimento.

A Ação Comunitária acredita que seu papel é criar oportunidades para que as pessoas façam escolhas conscientes e responsáveis para melhorar a qualidade de vida e despertar todo o seu potencial para a vida. Esse é um dos diferenciais da Instituição, estabelecer uma relação de parceria e cumplicidade com líderes comunitários, empresariais, educadores, comunidades e familiares em prol do bem estar comum.

MPS: MANAGED PRINTING SERVICE

O Gerenciamento de Serviços de Impressão ou Outsourcing de Impressão, garante qualidade, melhor gestão e redução de custos com processos de impressão nas empresas.

SAIBA MAIS

ECM: GESTÃO DE CONTEÚDO

É um conjunto de tecnologias para proporcionar maior acesso às informações contidas em documentos não estruturados, em arquivos de origem eletrônica ou obtidos via solução de DIGITALIZAÇÃO CUSTOMIZADA SOLUTION.

SAIBA MAIS

DIGITALIZAÇÃO CUSTOMIZADA

Trata-se da conversão de documentos físicos para o formato digital. Qualquer documento que contenha informação relevante para seu negócio pode ser digitalizado e convertido em formatos digitais e principalmente informação.

SAIBA MAIS